
Memórias, Dinâmicas e Cenários da Pré-história à Época Romana
aprovado Património Cultural, Instituto Público
Resumo
Projeto científico de estudo das comunidades da pré-história recente a época clássica, na região centro de Portugal
A investigação visa analisar a dinâmica sociocultural da região centro de Portugal, desde a Pré-História até ao Período Clássico, com ênfase nas práticas rituais de deposição e cultos, bem como na compreensão da assimilação de influências externas e interações entre grupos autóctones e alógenos. O projeto contempla ainda um conjunto de ações que visam a investigação e gestão do património cultural, adotando uma abordagem integrada que articula as dimensões científica e comunitária, promovendo a ligação entre as populações atuais e o território, numa perspectiva de gestão cultural sustentável e de valorização do património histórico.
Antecedido pela integração da investigação nos projetos TEMPOAR I, TEMPOAR II, ANTROPE e SIPOSU-MC, e de plena execução circunscrita no projeto MEDICE I, o projeto MEDICE II pretende expandir o polígono de estudo deste último, que se encontrava, no MEDICE I, delimitado ao concelho de Alvaiázere, avançando na mesma problemática para o concelho de Ourém e Tomar. Este alargamento permite aumentar o leque de opções e a potencial informação de relevância para os objetivos estipulados pela equipa de investigação, já pertinentemente vindo a ser aplicado nos projetos de PIPA anteriores.
O projeto contempla um conjunto de ações e uma abordagem científica atual, recorrendo às mais avançadas metodologias e tecnologias de estudo arqueológico.
Essas ações enquadram-se no sistema de DRA - Deteção, Recolha e Análise que suporta toda a organização, planeamento e metodologia dos trabalhos.

Coordenação





Parceiros




















Eventos Associados
_edited_ed.jpg)
.jpg)
.jpg)






